Rede de proteção e ‘troco’ no Maracanã
Durante uma reunião com o quadro de conselheiros do Flamengo, o presidente Luiz Eduardo Baptista (Bap) fez críticas diretas a Palmeiras e Atlético-MG. O dirigente reclamou da instalação de redes de proteção nos setores visitantes dos estádios dos rivais, Allianz Parque e Arena MRV, respectivamente. Bap prometeu que o Flamengo agirá de forma recíproca e instalará uma rede ainda mais restritiva no Maracanã para os jogos de visitantes.
“Nós vamos ter aquela rede, que em alguns lugares a gente recebe, aquela rede super amistosa que tem no campo do Atlético-MG e do Palmeiras. Nós seremos absolutamente recíprocos”, declarou Bap, que foi aplaudido pelos presentes. “Você recebe a gente com aquela m**** de rede, vai ter uma rede mais fechada e pior no Maracanã, certo? Quem tratar bem o Flamengo, será tratado bem quando vier jogar aqui. Atacou uma pedra na gente, a gente ‘taca’ uma montanha quando você vier aqui. Esse vai ser o nível”, completou o presidente.
‘Ilusão do Soberano’ e crítica ao São Paulo
Ainda durante a reunião, Bap direcionou suas críticas ao São Paulo. O dirigente usou o apelido “Soberano”, historicamente associado ao clube paulista em seus períodos de glória, para ironizar o que considera uma estagnação do Tricolor. Segundo Bap, essa autopercepção de superioridade fez com que o clube “parasse no tempo”.
“O que acontece quando a gente começa a ganhar tudo? Começa a colocar um salto-alto, achar que é melhor, pode muito. Tem a ilusão do soberano, clubes que pararam no tempo achando ser inalcançáveis. Vivemos isso e não está longe, é um caso de menos de 20 anos atrás”, disse Bap, ao apresentar pontos de atenção para o Flamengo “permanecer no topo”.
Ofensas e repúdio da Globo
O evento no Flamengo também foi marcado por um episódio de ofensas pessoais. Bap dirigiu ataques a uma jornalista da Globo que havia criticado a gestão do futebol feminino no clube. Em resposta, a emissora carioca emitiu um comunicado oficial repudiando a atitude do dirigente flamenguista.
“A Globo repudia o ataque gratuito e misógino do dirigente do Flamengo a uma de suas profissionais e reitera seu profundo respeito às mulheres e a opiniões críticas que não ofendam nem insultem quem quer que seja”, declarou a emissora em nota publicada pelo site ge.