O Flamengo, campeão do Brasileiro e da Copa Libertadores, já movimenta o mercado da bola visando a temporada de 2026. O clube carioca acertou com o Internacional e encaminhou a contratação do zagueiro Vitão, em uma negociação que superou a concorrência de Cruzeiro e Palmeiras. A informação, divulgada pelo jornalista Venê Casagrande, foi confirmada pelo Estadão.
Vitão é esperado no Rio de Janeiro nesta terça-feira, dia 30, para realizar exames médicos e assinar o contrato, tornando-se o primeiro reforço rubro-negro para o próximo ano. A transação está avaliada em aproximadamente 10 milhões de euros, o que corresponde a cerca de R$ 65,7 milhões.
A Disputa Acirrada no Mercado
A contratação de Vitão pelo Flamengo vem após uma intensa disputa no mercado. O zagueiro era um desejo do técnico Tite e despertou forte interesse do Cruzeiro, que chegou muito perto de fechar com o atleta. A proposta do clube mineiro incluía o envio de dois jovens jogadores ao Inter, entre eles o zagueiro João Marcelo, além de uma compensação financeira próxima de 7 milhões de euros (cerca de R$ 45,96 milhões).
Contudo, o negócio com o Cruzeiro não avançou, abrindo uma brecha para a diretoria rubro-negra retomar as negociações e fechar com o defensor. O Palmeiras também havia demonstrado interesse no jogador.
A Trajetória de Vitão no Internacional
Vitão chegou ao Internacional em abril de 2022, por empréstimo do Shakhtar Donetsk, beneficiado por uma norma da Fifa que permitia negociações de clubes ucranianos devido à guerra no país. Seu vínculo foi renovado até o fim de 2023. Em junho de 2024, após o término de seu contrato com o Shakhtar, o zagueiro assinou em definitivo com o Internacional até o fim de 2026. O clube gaúcho detém 80% dos direitos econômicos do jogador, que possui os 20% restantes.
Com a camisa colorada, Vitão disputou 192 jogos, marcando três gols e concedendo três assistências. Em 2025, ele ergueu o troféu do Campeonato Gaúcho com a equipe.
Próximos Passos e Expectativas no Ninho
O zagueiro deverá se apresentar junto ao restante do elenco flamenguista no dia 12 de janeiro, data da reapresentação para a pré-temporada. O primeiro confronto de 2026 do Flamengo está agendado para o dia 14 de janeiro, contra o Bangu, pela Série A do Campeonato Carioca, marcando o início da jornada do novo reforço com a camisa rubro-negra.










