Home / esporte / Especialista Detalha Como Novo Calendário Antecipa Janela de Transferências e Transforma Mercado do Futebol Brasileiro

Especialista Detalha Como Novo Calendário Antecipa Janela de Transferências e Transforma Mercado do Futebol Brasileiro

A janela de transferências do futebol brasileiro abriu nesta segunda-feira, 5 de janeiro, prometendo movimentar o mercado até 3 de março. Com um calendário significativamente modificado para a temporada, incluindo o início antecipado da Série A do Brasileirão já no fim deste mês, a dinâmica das negociações entre os clubes tende a ser intensificada e antecipada.

A análise é de Claudio Fiorito, CEO da P&P Sport Management no Brasil, que gerencia a carreira de profissionais do futebol. Segundo ele, este novo cenário força os clubes a compor seus elencos com a temporada já em andamento, alterando o fluxo tradicional das contratações. “É uma janela um pouco diferente. Algumas movimentações que geralmente acontecem mais para o meio ou para o fim da janela já começaram antes mesmo de ela abrir”, destacou Fiorito.

Calendário Acelera Movimentos

O principal fator para essa mudança é o novo calendário. Além do Brasileirão começar mais cedo, os campeonatos estaduais foram reduzidos, e haverá uma paralisação de mais de 50 dias no meio do ano, devido à Copa do Mundo. Essas alterações obrigam os clubes a agilizar o planejamento e a montagem de suas equipes, que precisarão estar mais completas já no início da temporada.

Impacto dos Grandes Clubes no Mercado

Fiorito ressalta que essa antecipação tem um efeito cascata em toda a cadeia de transações. “Tudo isso, de certa forma, impacta toda a cadeia do mercado, porque o mercado é muito polarizado pelos movimentos dos grandes clubes”, afirmou. Os grandes clubes, ao fazerem suas contratações ou ao tirarem peças de outros times, acabam mexendo em toda a estrutura do mercado, gerando um efeito dominó que afeta desde os clubes menores até a valorização dos atletas envolvidos nas negociações.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *