Busto de ídolo do automobilismo brasileiro é alvo de vandalismo
O busto em homenagem a José Carlos Pace, que dá nome ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi vandalizado neste fim de semana. A depredação ocorreu durante a realização de eventos de automobilismo, como provas da Stock Car, Fórmula 4, Turismo Nacional e TCR, quando o local recebeu um grande número de visitantes.
História e Homenagem em Interlagos
José Carlos Pace foi um dos mais importantes pilotos brasileiros na Fórmula 1, com uma carreira de destaque na década de 1970. Sua vida foi interrompida precocemente em 1977, aos 32 anos, em um acidente aéreo. Neste ano, celebrou-se o 50º aniversário de sua única vitória na F1, conquistada justamente no circuito de Interlagos.
Em agosto de 2024, em um ato simbólico, a ossada de Pace foi transferida para Interlagos. Anteriormente, seus restos mortais estavam no Cemitério do Araçá, na capital paulista, mas o túmulo foi alvo de vandalismo e furto de placas de bronze no início deste ano. Após superar questões burocráticas, a família e amigos optaram pela transferência para o autódromo, onde Pace foi sepultado sob o busto que o homenageia, na entrada do circuito.
Danos e Recuperação
A estrutura de concreto que sustentava o busto foi completamente destruída. Imagens divulgadas mostram que uma placa recentemente instalada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) também foi arrancada. De acordo com a administração do Autódromo de Interlagos, tanto o busto quanto a placa foram recuperados e estão sob guarda, aguardando os procedimentos para serem reinstalados.
Posição Oficial Aguardada
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São Paulo, órgão responsável pela gestão do autódromo, para obter um posicionamento oficial sobre o ocorrido. As informações serão adicionadas assim que disponíveis.