Flamengo e PSG se enfrentam em busca do título mundial
O Estádio Ahmad bin Ali, no Catar, será palco da grande final da Copa Intercontinental da Fifa nesta quarta-feira, 17 de janeiro, às 14h (horário de Brasília). De um lado, o Flamengo, que busca seu segundo título na competição e reeditar a glória de 1981, quando bateu o Liverpool. Do outro, o Paris Saint-Germain, que almeja a conquista inédita.
Trajetórias distintas para a final
O Rubro-Negro carioca trilhou seu caminho até a decisão com vitórias sobre o Cruz Azul, do México, nas quartas de final (2 a 1), e sobre o Pyramids, do Egito, na semifinal (2 a 0). Já o PSG entrou diretamente na disputa final, sem a necessidade de disputar as fases anteriores.
Escalações e desfalques para o confronto
O técnico do Flamengo, Filipe Luís, conta com força máxima para o duelo. Léo Ortiz garantiu a titularidade na defesa, superando Danilo, enquanto Gonzalo Plata leva vantagem sobre Everton Cebolinha no ataque. Pedro começa a partida no banco de reservas. O treinador destacou a necessidade de um plano de jogo específico para o PSG, diferente da abordagem contra o Bayern de Munique. “Não falamos do jogo com o Bayern. Cada jogo é um jogo diferente. Não vamos jogar contra o Bayern, vamos jogar contra o Paris, por mais que a forma que eles pressionem tenha a mesma energia. Acreditei naquela vez que era um plano para vencer o Bayern e eles foram melhores do que nós. Agora, é outro plano, mas sem abrir mão dos nossos princípios, do que é o DNA do Flamengo. É um outro jogo, outra história”, analisou Filipe Luís. Ele também ressaltou a força do ataque parisiense e a estratégia de sua equipe: “Não tenho nenhuma dúvida que jogadores tão jovens e tão rápidos nos colocarão em dificuldade em determinados momentos do jogo. Assim como nos colocaram no Brasil, na Libertadores, na Copa de Clubes contra Chelsea e Bayern. Temos uma forma de defender, não defendemos o jogador, defendemos a equipe, a bola, e esperamos tirar o máximo de tempo possível de jogadores determinantes, em especial no meio. Não tenho dúvidas de que teremos armas para neutralizar o ataque do PSG”.
Já o Paris Saint-Germain terá o desfalque do lateral Hakimi, que está lesionado. Marquinhos assume a braçadeira de capitão e será titular. O atacante Dembelé, eleito o melhor do mundo pela Fifa na terça-feira, inicia o jogo entre os suplentes. O técnico Luis Enrique elogiou o Flamengo: “Flamengo joga muito bem com a bola, sai jogando de trás. Sem a bola pressiona muito bem, um time muito interessante. Fisicamente muito forte, com jogadores experientes, de muita qualidade, que sabem jogar jogos importantes. Creio que será uma final apaixonante, porque os dois times têm estilos parecidos”.
Onde assistir à partida
A decisão entre PSG e Flamengo terá ampla cobertura. Os torcedores poderão acompanhar o jogo ao vivo pela TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), GE TV (Youtube), Cazé TV (Youtube) e Fifa+ (streaming).