Ramon Abatti Abel em fase decisiva para Copa de 2026
O árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel permanece na disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2026, mesmo após ter enfrentado um afastamento pela Comissão de Arbitragem da CBF e uma suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ele participará, ao lado de Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio, da última etapa de avaliação com outros nove profissionais sul-americanos, em um treinamento no Rio de Janeiro em meados de janeiro.
Controvérsias e retorno à elite
Abatti Abel foi afastado e posteriormente suspenso por um erro crucial no clássico entre São Paulo e Palmeiras, em 5 de outubro, quando deixou de marcar um pênalti claro em favor do São Paulo e não puniu uma jogada que, segundo reclamações, deveria resultar em expulsão. Essas falhas, tanto do árbitro quanto do VAR Ilbert Estevam da Silva, levaram à sua saída temporária dos jogos da Série A. No entanto, ele retornou à elite em novembro, atuando na cabine do VAR e apitando na Série B, antes de ter sua suspensão de 40 dias derrubada por uma liminar.
Desempenho e credenciais para a Copa
Apesar dos contratempos, a participação de Abatti Abel em treinamentos preparatórios anteriores, seu bom desempenho no Mundial de Clubes e na final masculina dos Jogos Olímpicos de 2024 o credenciam como um forte candidato para representar o Brasil na Copa. A não exclusão da fase final sugere que os incidentes recentes não abalaram sua posição, embora o número exato de convocados ainda seja incerto.
Expectativa de mais vagas sul-americanas
Em 2022, a América do Sul teve sete árbitros escalados para a Copa do Catar, de um total de 39. Com o aumento do número de jogos em 2026 (104 contra 64), é provável que a representação sul-americana também cresça. Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio, que já participaram de Copas anteriores (Claus no Catar e Sampaio na Rússia como VAR), também são fortes candidatos. Rodolpho Toski Marques é o nome cotado para atuar como especialista em VAR. O anúncio oficial dos convocados pela FIFA é esperado entre março e abril.