Em uma declaração que agitou as redes sociais, o ex-volante Felipe Melo, com passagens vitoriosas pelo Palmeiras, utilizou suas plataformas digitais para criticar veementemente a postura do técnico Abel Ferreira. A pauta da discórdia é o planejamento de retorno do treinador português, que se reintegrará ao elenco palmeirense para a temporada de 2026 apenas após a reapresentação dos atletas. A base da crítica de Melo é a falta de títulos do Verdão no ano de 2025.
“Foi um ano em que o Palmeiras gastou muito e não ganhou nada. Acho que ele deveria ser o primeiro a se apresentar. Acho aí um erro muito grande”, afirmou Felipe Melo em um vídeo publicado em suas redes sociais. O agora comentarista foi além, projetando a reação dos jogadores: “Não tenho dúvida de que os atletas vão pensar da mesma forma. ‘Pô, não ganhou nada no ano passado e vai voltar depois? Como Assim’”.
Um 2025 de Vices e Frustrações
A temporada de 2025 foi marcada por decepções para o Palmeiras, que acumulou vices e eliminações. No Campeonato Paulista, o clube perdeu a final para o arquirrival Corinthians. A Copa do Brasil também viu o Verdão cair nas oitavas de final, novamente para o Corinthians, com duas derrotas. O segundo semestre não foi diferente, com o Palmeiras ficando em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, vendo o Flamengo levantar a taça. Na Libertadores, em final disputada em Lima, no Peru, o Rubro-Negro carioca também levou a melhor, vencendo o Palmeiras por 1 a 0 com gol de Danilo e ficando com o troféu.
Melo Mantém Posição Apesar do Histórico
Apesar de ter conquistado importantes títulos sob o comando de Abel Ferreira, como duas Libertadores, um Campeonato Brasileiro e uma Copa do Brasil, Felipe Melo fez questão de não se esquivar da polêmica. “Como eu não fico em cima do muro e não fujo de nenhuma questão, estou aqui falando a vocês sobre o que eu penso sobre esse tema”, declarou. O ex-jogador ressaltou que a decisão de Abel “traz para si ainda mais responsabilidades de ter que vencer coisas importantes neste ano de 2026”.
Melo recordou que esta não é a primeira vez que Abel se apresenta depois do grupo. Em 2020, após a primeira Libertadores, o técnico também chegou atrasado, mas o contexto era diferente. “Por causa da pandemia, naquela época, ele tinha voltado depois. Mas entendi aquele momento. A família morava fora e ele tinha ganhado as competições”, explicou, diferenciando a situação atual pela ausência de conquistas em 2025.
O planejamento do Palmeiras prevê a reapresentação dos atletas neste domingo para o início da preparação para o Campeonato Paulista. Já Abel Ferreira tem sua volta agendada para o dia oito de janeiro, quando assumirá o comando do elenco profissional.











