A cada jogo, Gui Santos demonstra maior desenvoltura na NBA. Em um momento de evidente evolução, o brasileiro voltou a mostrar que pode ser um jogador importante para o Golden State Warriors. Na última quinta-feira (5), Gui teve sua melhor atuação na temporada e foi decisivo na vitória por 101 a 97 sobre o Phoenix Suns, no Mortgage Matchup Center, em Arizona.
Sendo o único representante do Brasil em quadra na principal liga de basquete do mundo, Gui Santos marcou 18 pontos, distribuiu sete assistências e pegou quatro rebotes em 27 minutos, registrando uma noite que certamente guardará na memória por muito tempo.
Noite Histórica e Cesta Decisiva
Sem Stephen Curry, que se recupera de um problema no joelho direito, a equipe comandada por Steve Kerr precisou mais do que nunca de seus coadjuvantes para voltar a vencer após duas derrotas consecutivas. O jogo em Phoenix foi extremamente equilibrado até os segundos finais do último quarto. Com o placar empatado em 97 a 97, a defesa do Golden State conseguiu parar o adversário. A bola chegou às mãos de Gui, que atravessou a quadra e finalizou com uma bandeja para anotar dois pontos. O resultado positivo foi confirmado no lance seguinte, com os Warriors segurando a última posse e ainda ampliando a vantagem no placar.
A Voz do Protagonista
Após a partida, Gui Santos expressou sua satisfação com a performance.
“Eu acho que foi o melhor jogo da carreira. Especialmente do jeito que terminou, com a gente ganhando. O finalzinho, a bandeja no final do jogo, pra mim foi muito importante também. Os caras estavam até me zoando ali que eles nunca tinham visto aquela quantidade de passes que eu dei (7 assistências). Mas é aquilo, né? A gente trabalha nisso todo dia e, poxa, é especial pra caramba, especialmente quando a gente termina o jogo ganhando”, disse Gui Santos.
Elogios de um Veterano da NBA
O crescimento de Gui Santos ao longo da atual edição da NBA é notório, culminando em sua quinta partida consecutiva com mais de 10 pontos. Essa trajetória de adaptação e destaque na competição tem rendido muitos elogios do treinador e dos companheiros de equipe.
Desta vez, quem se rendeu ao ala-pivô foi Draymond Green. Considerado um dos jogadores mais inteligentes e um dos melhores defensores da história da liga, Green afirmou que o brasileiro já se consolidou. Ele revelou achar “lindo” ver Gui trilhar um caminho semelhante ao seu para se encontrar em um ambiente de tanta qualidade e competitividade:
“Uma coisa que eu amo no Gui Santos é que, na minha trajetória na NBA, eu tive que descobrir o que me colocaria na quadra. E o que, no fim das contas, me deu essa chance foi a defesa. Então eu foquei nisso — esse era o caminho para eu jogar. O caminho do Gui Santos foi jogar com raça e pegar os rebotes de ataque. Ele focou nisso e se tornou um dos melhores reboteiros ofensivos da NBA, especialmente entre os alas que atacam o rebote — aqueles caras que vêm da ala com tudo para pegar rebotes no ataque.”





