Apesar de um início de ano com resultados que não são considerados ruins, o desempenho do Palmeiras vinha gerando insatisfação e protestos por parte da torcida. No entanto, a goleada por 5 a 1 sobre o Vitória, na última quarta-feira (4), na Arena Barueri, pelo Campeonato Brasileiro, trouxe um alívio e a união entre performance e placar que os torcedores tanto esperavam.
Em meio às manifestações contrárias ao seu trabalho e à diretoria, o técnico Abel Ferreira minimizou a pressão, afirmando que “não é com ansiedade que se constrói uma equipe”. O português aproveitou o momento para fazer um apelo direto por apoio e união, buscando transformar as queixas em força coletiva.
O Apelo de Abel por Unidade
“O que tenho a dizer é que quando jogamos juntos somos mais fortes. Nunca na história do Palmeiras foi forte por se dividir. Sempre se mostrou com força quando jogamos juntos e precisamos muito da organizada e dos torcedores do Palmeiras, e jogar juntos”, declarou Abel Ferreira. A mensagem do treinador reforça a importância da coesão entre clube, comissão técnica, jogadores e torcida para superar os desafios.
Defesa do Processo e Críticas ao Calendário
Mesmo sem conquistar um título desde o Paulistão de 2024, Abel Ferreira defendeu o processo de trabalho realizado por todo o departamento de futebol. Ele justificou os dois revéses sofridos pelo time no ano, contra Novorizontino e Botafogo, pela rotação do elenco. “Por que perdemos para o Novorizontino? Porque trocamos os 11. Contra o Botafogo, também. Se tiver que correr risco, vou correr. E vocês não precisam pensar como eu penso, vocês podem dar as opiniões, mas aqui sabemos o que fazemos nos últimos 10 anos”, afirmou.
Outro ponto abordado pelo treinador, e já uma marca registrada de sua passagem pelo Brasil, foi a crítica ao calendário exaustivo. Abel destacou que a sequência de jogos com pouco intervalo interfere diretamente no desempenho físico dos atletas, e que nem sempre o resultado reflete a atuação em campo. “O calendário chega a ser quase devastador do que é capacidade física dos atletas. Hoje viram uma equipe com dinâmica, velocidade, e por quê? Deixo para vocês. O resultado para vocês dita tudo, mas não é isso. O meu trabalho é ver, trabalhar, repetir e às vezes não é possível repetir pelo calendário”, explicou.
Próximo Desafio: O Dérbi Paulista
A vitória expressiva e o bom desempenho contra o Vitória chegam em um momento crucial para o Palmeiras. Além de aliviar a pressão da torcida, o resultado eleva a moral da equipe para o próximo compromisso, que promete ser um dos mais intensos do ano. Após a primeira vitória no Brasileirão, o foco do Alviverde se volta para o Campeonato Paulista.
O próximo adversário será o Corinthians, em um clássico que acontecerá no domingo (8), às 20h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O Dérbi Paulista será uma prova de fogo para a equipe de Abel Ferreira, que buscará manter o bom momento e a unidade pregada pelo treinador.





