O clássico paulista entre Santos e Corinthians, válido pela 4ª rodada do Paulistão 2026 e encerrado em 1 a 1 na última quarta-feira (22), na Vila Belmiro, teve um desfecho altamente controverso. A atuação do árbitro Lucas Canetto Bellote foi alvo de duras críticas, especialmente do ex-árbitro e atual comentarista Sálvio Spínola, que classificou a arbitragem como a ‘pior’ que viu no campeonato.
A Polêmica Decisão na Vila
A principal reclamação girou em torno de um lance nos minutos finais da partida. O juiz assinalou uma falta de Gustavo Henrique, zagueiro do Timão, sobre Lautaro Díaz, atacante do Peixe. A infração, contestada veementemente pelos jogadores corintianos, foi convertida por Gabigol em uma finalização direta, garantindo o empate para o Santos e a fúria dos alvinegros.
A Análise Implacável de Sálvio Spínola
Para Sálvio Spínola, a decisão do árbitro foi um erro grave. ‘Nem falta foi. O Gustavo toca na bola, tem uma disputa, um contato de jogo normal. Que arbitragem terrível. Eu afirmo que é a pior que eu vi nesse Paulistão’, declarou Spínola durante a transmissão do clássico na Record, enfatizando a gravidade do equívoco.
Dorival Júnior Acusa ‘Erro Grotesco’
O técnico do Corinthians, Dorival Júnior, também não mediu palavras ao criticar a arbitragem em sua coletiva pós-jogo. O comandante alvinegro afirmou que o resultado foi diretamente impactado pela atuação de Lucas Canetto Bellote. ‘O jogo hoje está creditado o resultado na arbitragem. Quando ele é quarto árbitro, já se impõe de forma agressiva e desrespeitosa com todos. Influenciou e nos tirou a possibilidade do resultado pelo que fizemos hoje’, disparou Dorival. O treinador ainda complementou, destacando a lesão de Gustavo Henrique no lance e a falta de reclamação dos jogadores santistas como indícios do erro. ‘É muito difícil, estamos trabalhando com todas as dificuldades que enfrentamos, a equipe teve domínio da partida, jogou com segurança, equilíbrio, e o resultado nos é tirado por um erro grotesco desses que nos prejudica na tabela’, concluiu.
Próximos Desafios no Paulistão
Diante da polêmica, as equipes agora focam nos próximos compromissos pelo Paulistão 2026. O Santos enfrentará o Red Bull Bragantino no próximo domingo (25), às 16h, novamente na Vila Belmiro. Já o Corinthians terá pela frente o Velo Clube, também no domingo (25), às 20h30, no Benitão, em Rio Claro.





