2025/12 — Impeachment de Casares no São Paulo: Conselho Consultivo discute afastamento e possível data em janeiro

Discussão sobre afastamento avança no Tricolor Paulista

A discussão sobre o afastamento do presidente do São Paulo Futebol Clube, Julio Casares, deu um novo passo com o encaminhamento do pedido ao Conselho Consultivo do clube. O presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu Júnior, levou a questão para o órgão consultivo, que é composto por presidentes e ex-presidentes do clube e do Conselho Deliberativo, incluindo o próprio Casares. Uma data provisória para essa discussão foi sugerida para 12 de janeiro, aguardando confirmação.

Acusações e o processo de impeachment

O pedido de impeachment, protocolado com 58 assinaturas – superando as 50 necessárias para que Olten desse seguimento –, aponta para supostas má gestão orçamentária, venda de atletas abaixo do valor de mercado e uso ilegal de camarote no MorumBis. Após a análise do Conselho Consultivo, que emitirá uma opinião, a defesa de Casares será apresentada em uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo. Para a aprovação do impeachment nesta instância, é necessária uma maioria qualificada de dois terços dos conselheiros (171 votos de 255). Caso aprovado, o afastamento seria provisório, dependendo de ratificação em Assembleia Geral de sócios, onde basta maioria simples.

Crise política e escândalos recentes

A crise política que abala a gestão de Julio Casares ganhou força após o vazamento de um áudio que revelava um esquema clandestino de comercialização de um camarote no MorumBis. O episódio levou ao afastamento de diretores e à abertura de inquérito policial e sindicâncias pelo clube e pelo Ministério Público. Paralelamente, a Polícia Civil investiga supostos desvios de verba em vendas de atletas. Esses escândalos minaram a base de apoio da gestão, que já enfrentava dificuldades financeiras, e fortaleceram a oposição no clube.

Futuro da presidência

Se Julio Casares for destituído, o vice-presidente Harry Massis Junior assumirá a presidência do São Paulo até a eleição de 2026. No clube, a eleição para presidente é indireta, realizada pelos conselheiros. A instabilidade gerada pelos recentes escândalos e pelo processo de impeachment coloca em xeque a continuidade da atual gestão e abre caminho para uma reconfiguração política no Tricolor Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima