2025/12 — Pesquisa Estadão 2025: Flamengo domina seleção do futebol brasileiro com Arrascaeta craque; Espanha brilha em premiações internacionais

Flamengo é o grande nome da Pesquisa Estadão 2025 no futebol nacional

A temporada de 2025 foi marcada pelo domínio do Flamengo, que conquistou o Campeonato Carioca, a Supercopa Rei, o Brasileirão e a Libertadores. Apesar de ter chegado à final da Copa Intercontinental contra o PSG, o título mundial escapou nos pênaltis. Mesmo com a frustração final, o desempenho avassalador garantiu ao clube rubro-negro a maior representatividade na seleção da temporada, eleita por 136 jornalistas na tradicional Pesquisa Estadão. O uruguaio Giorgian de Arrascaeta, com números expressivos e atuações decisivas, foi coroado como o craque de 2025.

Seleção brasileira com forte sotaque rubro-negro

Cinco jogadores do Flamengo compõem a seleção ideal: o goleiro argentino Agustín Rossi, os zagueiros Léo Ortiz e Léo Pereira, o volante ítalo-brasileiro Jorginho e o craque Arrascaeta. O Cruzeiro e o Vasco aparecem na sequência com dois representantes cada. Do time celeste, foram eleitos o atacante Kaio Jorge e o meia Matheus Pereira. O Vasco emplacou o lateral-direito Pedro Henrique e o jovem atacante Rayan, que também foi escolhido como a revelação da temporada. O Mirassol, com ótima campanha em sua estreia na Série A, repetiu o feito de “surpresa” e colocou o lateral-esquerdo Reinaldo e o técnico Rafael Guanaes na seleção.

Espanha e França dominam o cenário internacional; Ancelotti e Brasil sobem de nota, mas não são favoritos

No futebol internacional, a Espanha foi amplamente reconhecida como a melhor seleção, tanto no masculino quanto no feminino. Luis Enrique, técnico do PSG, foi eleito o melhor treinador do mundo, enquanto Arthur Elias, comandante da seleção feminina brasileira, também recebeu o prêmio. A preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2026, sob o comando de Carlo Ancelotti, recebeu nota 7,0, mas a seleção canarinho não figura entre as favoritas ao hexacampeonato. A Espanha lidera com folga as projeções (50,7%), seguida por França (18,4%), Argentina (15,4%) e Portugal (8,8%), com o Brasil em quinto (3,7%). A maioria dos jornalistas (61%) acredita que Neymar não disputará o Mundial.

Destaques individuais e o futuro do esporte brasileiro

A Espanha também brilhou nas premiações individuais. Aitana Bonmatí (Barcelona) foi eleita a melhor jogadora de 2025, enquanto Ousmane Dembélé (PSG) levou o prêmio masculino, repetindo conquistas de Bola de Ouro e The Best. No Brasil, Rayssa Leal, campeã mundial da SLS, foi eleita a melhor esportista brasileira. No cenário mundial, a tenista Aryna Sabalenka (Belarus) levou o prêmio, superando a seleção italiana de vôlei. No esporte masculino brasileiro, João Fonseca (tênis), Caio Bonfim (marcha atlética) e Yago Dora (surfe) se destacaram com conquistas mundiais. Hugo Calderano (tênis de mesa) foi o eleito como principal destaque masculino do Brasil, após vitórias expressivas na Copa do Mundo e no Mundial. Internacionalmente, o tenista espanhol Carlos Alcaraz foi eleito o destaque masculino, superando Armand Duplantis (salto com vara) e Lando Norris (Fórmula 1).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima