2025/12 — São Paulo: Mudanças no Estatuto Podem Facilitar Criação de SAF e Separação do Futebol e Clube Social

Diretoria do Tricolor Avança com Propostas de Alteração Estatutária

O presidente do São Paulo, Júlio Casares, apresentou nesta terça-feira a aliados propostas de alteração no estatuto do clube. O objetivo principal é viabilizar a criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e, paralelamente, promover a separação entre o departamento de futebol e o clube social. A iniciativa, que ainda está em fase embrionária, visa simplificar processos que hoje exigem aprovações complexas.

Reforma Estatutária: Menos Burocracia para SAF e Divisão Futebol/Social

Duas das principais alterações propostas pela gestão Casares são a redução do quórum qualificado necessário para a aprovação da criação de uma SAF no clube e a separação das atividades do futebol profissional das do clube social. Atualmente, a criação de uma SAF no São Paulo exige mais de dois terços dos votos favoráveis dos conselheiros. A ideia é diminuir essa barreira para facilitar futuras negociações e reestruturações financeiras. O presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres, participou da reunião onde as propostas foram apresentadas.

Movimentação de Investidores e Críticas da Oposição

A discussão sobre as mudanças estatutárias ganha força em um momento de especulação sobre o interesse de investidores no clube. O empresário Diego Fernandes, que atuou como intermediário na negociação entre a CBF e Carlo Ancelotti, tem indicado intenções de investir no São Paulo. Fernandes anunciou um evento, sem ligação oficial com o clube, denominado “São Paulo Day”, marcado para abril de 2026, com o propósito de reunir empresários interessados no Tricolor. No entanto, essa movimentação não é bem vista por setores da oposição, que a associam a recentes escândalos envolvendo o clube, como a crise no departamento médico e um suposto esquema de venda ilegal de ingressos. O caso dos ingressos foi encaminhado à Comissão de Ética do conselho.

Próximos Passos e Histórico de Alterações Estatutárias

As propostas de alteração estatutária serão formalizadas e avaliadas por uma comissão do Conselho Deliberativo. Este grupo decidirá se o assunto será levado para debate entre todos os conselheiros. Caso aprovadas pelo conselho, as mudanças precisarão ser votadas em Assembleia Geral pelos sócios do São Paulo. A última alteração significativa no estatuto do clube ocorreu em 2022, quando os sócios aprovaram a possibilidade de reeleição presidencial, o que permitiu a reeleição de Júlio Casares no final de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2025 simbadpsports - Todos os direitos reservados Termos de uso. O conteúdo deste site, incluindo todos os textos, imagens e materiais são propriedade exclusiva da simbadpsports e não podem ser reproduzidos, modificados ou distribuídos sem permissão prévia por escrito.

Rolar para cima