São Paulo volta ao circuito mundial de tênis masculino em 2026
A capital paulista receberá, entre os dias 19 e 29 de março de 2026, o Latin American Open (LA Open), um torneio Challenger 100 que tem a ambição de se tornar um ATP Tour no futuro. Disputado no Jockey Club, o evento promete uma estrutura grandiosa, comparável a torneios de maior porte, com o objetivo de consolidar São Paulo no cenário internacional do tênis masculino.
Estrutura de ponta e ambição de crescimento
Embora classificado como Challenger 100, o terceiro nível de pontuação no circuito intermediário, o LA Open se destacará pela sua infraestrutura. Serão cinco quadras montadas no Jockey Club, com a principal comportando 6 mil espectadores. Além da competição, o evento contará com dois jogos de exibição com nomes conhecidos do tênis, ainda a serem anunciados. Os organizadores alugaram o clube por quatro meses para erguer a estrutura.
“O Challenger normalmente é um evento muito menor do que o nosso. Estamos fazendo do tamanho de um ATP 500. Vai ser o maior Challenger 100 do mundo”, afirma Guilherme Velloso, sócio fundador e CEO do LA Open. A intenção é que a ATP reconheça São Paulo como uma sede importante para a América Latina, impulsionando o torneio para níveis mais altos no ranking.
Experiência completa para o público
Os organizadores buscam ir além da competição esportiva, oferecendo uma experiência completa aos espectadores. “A gente não quer entregar somente um torneio. O público não vai somente para ver um jogo e depois ir para casa. A gente quer entregar uma experiência. É um evento para que o público passe o dia inteiro”, explica Eduardo Secco, CEO da agência de eventos New Quality. Haverá ativações, shows e praça de alimentação com dez restaurantes.
Os jogos de exibição, marcados para o final de semana de abertura (21 e 22 de março), são estratégicos para atrair o público e demonstrar a grandiosidade do evento. A escolha do Jockey Club se deu pela sua localização privilegiada, próxima a áreas residenciais e centros comerciais, além de fácil acesso a transporte público e rede hoteleira, visando alcançar o público consumidor de tênis na cidade.
Crescimento do tênis no Brasil impulsiona o evento
A realização do LA Open em São Paulo também reflete o crescimento exponencial do interesse pelo tênis mundialmente e no Brasil. A ascensão de tenistas como João Fonseca tem cativado o público nacional, criando um ambiente favorável para novos torneios. “Um Challenger desse nível é muito importante porque ele recoloca São Paulo no radar do tênis masculino internacional”, comenta Secco. A expectativa é que o evento fortaleça o ecossistema do tênis no país e inspire novas gerações a praticar o esporte.