A Gigantesca Venda que Transformou o Flamengo
A venda de Vinicius Júnior ao Real Madrid, sacramentada em 2018 por 45 milhões de euros (aproximadamente R$ 164 milhões na época), é apontada pelo jornal espanhol “As” como um dos pilares fundamentais para o estrondoso crescimento do Flamengo nos últimos anos. O montante injetado nos cofres rubro-negros permitiu ao clube montar equipes competitivas que culminaram em conquistas expressivas.
Reestruturação Financeira e Esportiva
Bruno Spindel, ex-diretor executivo do Flamengo e peça chave na reestruturação do clube por 13 anos, concedeu entrevista ao “As” detalhando o processo. Ele lembrou que em 2012 o clube enfrentava sérias dificuldades financeiras. “Começamos a trabalhar por um novo contrato com a Caixa, Peugeot, Adidas… em 2019, com Jorge Jesus, começamos a ganhar. Fizemos a venda de Paquetá ao Milan e de Vinicius Júnior ao Real Madrid”, relatou Spindel.
Investimento em Talentos de Peso
Com o capital proveniente da venda de Vini Jr. e Lucas Paquetá, o Flamengo pôde investir na contratação de jogadores de alto calibre que se tornaram ídolos da torcida e peças cruciais nas conquistas. Nomes como Bruno Henrique, Gabigol, Arrascaeta e Pedro foram trazidos para fortalecer o elenco, visando a disputa por títulos importantes.
Visão Europeia e Novos Horizontes
Spindel também ressaltou a estratégia de buscar referências no futebol europeu, tanto em termos de comissão técnica quanto de jogadores. A contratação de Jorge Jesus foi um acerto que mudou a dinâmica da equipe. Além disso, o clube trouxe atletas com experiência internacional, como Filipe Luís, Rafinha e Gerson, além de Pablo Marí, implementando uma metodologia de trabalho tático alinhada com os padrões europeus, o que resultou em sucesso no cenário nacional.
O Futuro Promissor de Filipe Luís
O ex-dirigente também enalteceu o trabalho de Filipe Luís, que transita da carreira de jogador para a de treinador. Segundo Spindel, o clube já havia firmado um acordo para que, ao se aposentar, o lateral assumisse uma equipe de base. “Quando disse que iria parar, assumiu o time sub-17, logo o sub-20 e depois, em 2024, como técnico da equipe principal. Será um dos melhores treinadores”, completou Bruno Spindel, demonstrando confiança no potencial do novo comandante.