Uma megaoperação deflagrada na manhã desta quinta-feira (11) mirou a cúpula e integrantes do Bonde do Maluco (BDM), uma das maiores organizações criminosas do país. Batizada de Operação Zimmer, a ação resultou na prisão de 38 pessoas até o momento e está em andamento em seis estados brasileiros: Bahia, Sergipe, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo e Santa Catarina.
Ação Abrangente em Seis Estados
Coordenada pela Polícia Civil da Bahia (PCBA), através do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), a operação cumpre mais de 90 mandados judiciais. O objetivo principal é desarticular a cadeia de comando do BDM, que é apontado pelas autoridades como responsável por uma vasta gama de crimes, incluindo tráfico de drogas e armas, roubos, adulteração de veículos, mortes violentas e lavagem de dinheiro.
Estrutura Criminosa Desvendada
As investigações aprofundadas revelaram a complexa estrutura da organização criminosa, identificando núcleos operacionais, logísticos e financeiros. Além disso, foi descoberta uma rede dedicada ao abastecimento, produção e preparação de entorpecentes. Para dissimular a origem dos valores movimentados pela facção, pessoas físicas e jurídicas eram utilizadas. Diante disso, a Justiça acatou o pedido de bloqueio de R$ 100 milhões e o sequestro de bens dos investigados, visando atingir o coração financeiro do grupo.
Forças Integradas na Operação
A Megaoperação Zimmer mobiliza cerca de 400 agentes, contando com a participação de policiais civis, militares e federais, além de equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI/SSP-BA) e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) também integram o esforço conjunto, garantindo uma ação coordenada e eficaz contra o crime organizado. A operação permanece em andamento, com expectativa de novas prisões e o cumprimento de mandados.