O Corinthians e o volante venezuelano José Martínez chegaram a um acordo para a rescisão amigável do contrato do jogador. A informação foi confirmada pelo diretor de futebol Marcelo Paz na noite desta quinta-feira (12), após a vitória do Timão sobre o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão.
A decisão de encerrar o vínculo vem após uma série de eventos que culminaram na ausência do atleta no início da pré-temporada e no retorno ao clube com uma grave lesão no joelho.
Acordo Amigável: Humanidade e Disciplina
Marcelo Paz detalhou que a decisão pela rescisão amigável foi tomada após discussões internas envolvendo diretoria, departamentos jurídico e médico, além da comissão técnica. O dirigente ressaltou que, embora o Corinthians tivesse a possibilidade de uma rescisão indireta ou unilateral, optou-se por um caminho consensual.
“Retornou ao clube com uma lesão. E a gente conversou internamente… Se entendeu de fazer um acordo amigável que está em tratativas finais. O Corinthians tinha possibilidade de fazer uma rescisão indireta, de fazer um término de contrato unilateral, mas nós optamos por algo amigável, entendendo o lado humano do jogador, que vai ter que passar por uma cirurgia, entendendo o legado que ele deixa no clube, honrou a camisa”, explicou Paz.
No entanto, o diretor foi enfático ao afirmar que a questão disciplinar foi preponderante na decisão. “Porém, a questão disciplinar está acima. Não poderia deixar passar batido uma situação como essa que vai contra o clube pensa sobre comportamento e conduta. O Martínez encerra seu vínculo dessa forma e desejo para ele boa sorte e boa recuperação”, completou.
Despedida de um Companheiro: A Visão de Hugo Souza
O goleiro Hugo Souza, ex-companheiro de Martínez, também comentou a saída do venezuelano, expressando tristeza pela perda de um amigo, mas reconhecendo a necessidade de seguir as regras do clube. “Pessoalmente falando dele, a gente fica triste porque é um amigo, é um atleta que fez história junto com a gente. Ajudou em todo processo que a gente passou aqui”, disse Souza.
Ele enfatizou que, apesar da despedida, Martínez será lembrado pelo seu legado. “Mas o clube tem normas e regras que precisam ser respeitadas. E o clube vai tomar a melhor decisão. A gente espera que ele consiga continuar a carreira dele da melhor forma possível. De qualquer forma, ele está marcado na história do clube e espero que isso não manche tudo que ele construiu de bom aqui. Espero que ele tenha o maior sucesso do mundo”, desejou o goleiro.
Entenda o ‘Caso Martínez’
José Martínez foi um jogador crucial para o Corinthians na temporada passada, contribuindo significativamente para as conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Contudo, após o título em dezembro, o volante viajou para a Venezuela e não retornou com o restante do elenco para a pré-temporada no início do ano, chegando a ficar incomunicável por dias.
O episódio se transformou em uma “novela” e gerou desconforto, inclusive com o técnico Dorival Júnior, que expressou incômodo com a atitude do atleta. Para agravar a situação, no seu retorno ao clube, Martínez apresentou uma lesão grave no joelho, que demandará cirurgia e o afastará dos gramados por um longo período, selando assim o fim de sua trajetória no Parque São Jorge.





